sábado, 24 de setembro de 2011


Somos tão diferentes.... mas tão completos quando estamos um ao lado do outro." — Tati Bernardi  ____________http://olhosdgueixa.blogspot.com/__________



Onde está a felicidade?
Essa é uma pergunta  que muitos  vivem a se questionar, e a maioria das pessoas estão em busca dessa resposta. Se dizem estar  a procura da felicidade.
Mas será que a felicidade é algo que devemos alcançar?  Sendo assim, quantas pessoas conseguiram alcançar esse estado psicológico? O que elas usaram para conseguir encontrar a tal felicidade tão sonhada e esperada por muitos?
Se felicidade é algo que devemos buscar  alcançar, eu gostaria de saber: Quais as ferramentas que deveríamos usar para obtê-la?
Seria a riqueza, o dinheiro, a fama  ou sucesso profissional, que trazem consigo o estado pleno de felicidade? Seriam as pessoas mais bem sucedidas pessoal  e profissionalmente, as que realmente estão felizes? Ou felicidade diz respeito a estar ao lado das pessoas que amamos?
 São essas questões acima citadas que eu gostaria de “responder” de acordo com minha experiência de vida  e baseando-me  em leituras e reflexões que me fizeram pensar e refletir sobre o tema em questão.
Nas entrelinhas deste pequeno texto, gostaria de explicitar as minhas idéias e convidar você para refletir junto comigo. Seria eu bom o suficiente para responder a pergunta acima apresentada? Diria que sim, mas não exclusivamente eu Alex Bruno, e sim eu Humano.
Assim como eu, você também tem a capacidade para responder, não só esta mas qualquer outra questão que diz respeito a natureza humana.
Mas, vamos lá...
Eu acredito que “felicidade” não é algo que devemos alcançar, pelo contrário, a felicidade existe e esta presente em nós desde o nascimento ou até mesmo se internaliza em nossa mente  através da experiência. Bom, isso não vem ao caso neste momento,  uma vez que,  o que nos interessa é só saber que a felicidade não precisa ser alcançada, uma vez que você já tem ela dentro de si.
O número de pessoas que conseguiram alcançar a felicidade é impossível de ser calculado, mesmo para um grande matemático, como o meu caro amigo  Jânio Medeiros.  Isso porque, felicidade é um estado de espírito que não se vive constantemente. Mas se faz presente em momentos diversos da nossa vida,  são pequenos gestos, ações, momentos, lembranças e situações que nos fazem feliz, por esse motivo, acredito eu que todo ser humano  já experimentou o que é estar feliz, mas poucos sabem reconhecer, pois vivem na ilusão de que ser feliz é estar sempre com um sorriso no rosto, mas a coisa não é bem assim.
Não é preciso usar formula, nem métodos para alcançar a felicidade, a melhor ferramenta que você pode utilizar para ser feliz é a sua Vida.
É claro que a riqueza nos proporciona o conforto, mas não compra uma vida feliz
“O dinheiro compra a cama, mas não o descanso” (Augusto Cury)
“A fama que acompanha o sucesso não proporciona a felicidade” (Augusto Cury)
Belíssimas frases do escritor Augusto Cury, respondem bem a certas questões. Realmente muitas pessoas têm em sua vida:  a riqueza, o dinheiro, a fama, o sucesso profissional, mas ainda sim estão pobres de felicidade, enquanto outros podem até não ter esses requisitos, mas simples momentos em sua vida  lhes proporciona uma felicidade que não tem preço.  Dinheiro compra muita coisa, mas a felicidade jamais estará a venda. Estar ao lado de quem amamos, contribui bastante para a felicidade em nosso espírito e é sempre bom mantermos quem amamos juntos de nós. Então, se a Vida é a melhor ferramenta para ser feliz, como devo utiliza - lá?
Da melhor maneira possível, viva intensamente cada momento,  redescubra o prazer de sentir-se feliz por saber que está vivo e que o sol está radiante ao amanhecer. Seja feliz por ter uma família, amigos, pessoas que gostam de você.  Abrace a felicidade em pequenas atitudes, um abraço, um beijo,  um aperto de mão, um cafuné, enfim, toda forma de carinho traz consigo o estado da felicidade. Encontre motivos simples para sorrir, sorria ao ver uma criança brincando, alguém dançando, cantarolando, e faça o mesmo, ser feliz é manter uma vida cheia de realizações, mas não de realizações materiais e sim de realizações emocionais. Você pode ser a pessoa mais pobre em  dinheiro, mas pode se tornar a mais rica em emoções, basta querer.
Então a pergunta acima apresentada, eu diria que SÓ VOCÊ É CAPAZ DE RESPONDER, uma vez que a felicidade esta presente em seu íntimo e só você pode desperta-lá e fazer uso desse estado psicologico tão maravilhoso.
 Não espere para depois, reflita as palavras aqui apresentadas e comece desde já a enxergar a sua vida como um espetáculo que a cada dia lhe proporciona um capitulo novo, com novos personagens e histórias fascinantes para descobrir. A melhor maneira de ser feliz é fazendo aquilo que você sempre fez de maneira mais agradavel. Ser feliz é viver intensamente, por isso saiba que  a felicidade, não depende de outra coisa ou de outra pessoa, a felicidade só depende de você.
Para concluir essa singela exposição de idéias,  gostaria de apresentar um pequeno trecho do livro “Dez Leis Para Ser Feliz” do grande escritor Augusto Cury.

“Ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Ser feliz é reconhecer que vale apena viver, apesar de todos os desafios, perdas e frustações.
Ser feliz é deixar de ser vítima de seus problemas e se tornar autor da própria história”

Te desejo de coração que Você seja sempre Feliz!!!


Autor: Alex Bruno

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o Alex. A felicidade está dentro de nós mesmos, portanto independe de outras pessoas e independe tbm de coisas materiais. Eu ando buscando esta felicidade independente todos os dias! Parabéns Alex Bruno pela reflexão !

    ResponderExcluir